segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um pouco de noção

Em breve farei meu primeiro post aqui sobre Educação. A idéia está fervilhando na minha cabeça, mas ainda não tive tempo de sentar aqui em frente ao PC com calma e tempo para escrever.

Enquanto isso vou postando estes pequenos antídotos do dia-a-dia...rs Mas que também fazem parte das minhas reflexões.

Uma coisa com a qual tenho me deparado constantemente na internet é com a falta de noção das pessoas. Não vejo qual é a dificuldade em entender que a "etiqueta" a ser utilizada em determinadas situações é a mesma etiqueta da vida real. De vez em quando me sinto um pedaço de nada, parece que algumas pessoas não enxergam o ser humano que tem uma vida, e que as pessoas que fazem parte desta vida também estão na rede (como quase todo mundo). É impressionante como sequer isso dá limite ao que deveria ser natural.

Outra situação que está saindo do normal é a facilidade com que as pessoas esnobam as opiniões alheias. Uma coisa é discordar, apontar novas saídas, argumentar. Aliás, é para isso que fazemos os blogs, para compartilhar e trocar idéias. Mas outra coisa que tenho visto com muita frequência é a atitude agressiva com a qual algumas pessoas têm exposto a sua opinião, como se fosse a única opinião válida na face da terra. É o seguinte, se eu entrasse num blog ateu e criticasse o fato do cara não acreditar em Deus, a ridícula seria eu. O espaço é da pessoa para ela falar o que ela quiser. Se não gostou, feche a janela. Assim como também não aceito o oposto, que um ateu entre num blog religioso para atacar a religiosidade. O que está acontecendo com as pessoas? Não podemos mais ter diferenças?

Acho que os blogueiros mais conscientes deveriam fazer um apelo geral (mas só acho...rs):
1 - Educação
2 - Embasamento
3 - Não forçar intimidade
4 - Ater-se ao tema da postagem
5 - Não comentar só para ganhar mais um seguidor
6 - Não ser o dono da verdade total, mas apenas da sua verdade.

É isso.

10 comentários:

Sandro Ataliba disse...

O problema todo é acharmos que bom senso é parte integrante de todo ser humano, quando não é.

O homem (espécie) nasce sem noção, e aprende limites com a sociedade. Como nossa sociedade está cada vez mais sem limites, isso acaba respingando - ou encharcando - o mundo virtual.

Concordo plenamente com o que você disse, esposa. Apoiada!
♥x!

Jay disse...

Super concordo com vc.
Por isso estou num momento de hiato da minha escrita.
Não sei se não me faço entendível ou se é as pessoas que são sem noção.
O certo é que procuro um rumo e respeito.
Bjos

Raquel disse...

Oi Thais!
Também super concordo, principalmente no quesito "respeitar a opinião alheia". É uma coisa que nao tem acontecido nem na blogosfera, nem na vida real. Ninguém mais suporta ser contrariado, e também as pessoas nao estao sabendo por seu ponto de vista sem criar uma briga. ( Eu acho que peco um pouco nessas duas situaçoes...eu admito...)
E pra dizer a verdade eu ando mais é desanimada com o mundo. É tanta falta de educação, e parece que não tem conserto. Quando eu me revolto com esse tipo de coisa, eu me sinto um Dom Quixote velho e doido lutando contra um moinho de vento....

Beijo!

Cáh disse...

Olá Thaís! Sabe que um dia quero ser um casal como vc e o Sandro... cheios de inteligencia e atitude. Gostei demais do teu post, foi simples e direto, e eu concordo com tudo! Os quesitos aí em baixo são fundamentais. Acho que um post serve para que vc converse com vc mesmo, e isso de certa forma ajuda muitos outros que acabam 'se encontrando' no que vc escreveu. Acho bonito dividir experiências, trocar informações e sentimentos. E tbm acho que uma coisa é discordar, outra é vc achar que é dono da verdade absoluta e sair rasgando o verbo, não acho bacana até porque vc nunca sabe quem é a outra pessoa do outro lado, como e porque ela escreveu sobre aquilo e o que significa aquilo pra ela. Uma dose de generosidade sempre cai bem não é?


Um grande beijo Thais!

Paula Li disse...

Oi Taís, uma das coisas que mais me incomoda na bloguesfera é o ato de seguir apenas por seguir, o que gera o descaso.
Prefiro ter poucos seguidores e seguir poucos também, mas interagir de forma construtiva e positiva.
A boa educação também é fundamental e faz com que todo o resto funcione muito bem.
Bjs

Lê Fernands disse...

elegância é um artigo de luxo.


aqui faze-se como na tv: viva o controle remoto!



bjsmeus

Lê Fernands disse...

sorry, letra a mais, corrigindo:


faz-se



=)

João Vitor Fernandes disse...

E engraçado como tem gente que gosta de causa polemica, discusão e coisas do tipo, e isso ultrapassa a barreira da blosfera. A pessoa é aqui na internet do mesmo jeito que é na vida real. Falta educação pra esse povo.


Beijos!

I.Medeiros disse...

Cheguei até aqui atraves do blog da Flavia! Parabéns por ganhar o prêmio!!!! :)))

Achei seu post muito bom e isso da uma boa campanha! Ta na hora desse povo tomar vergonha na cara e se educar!!!

bjo

Vida na Europa! Dia a dia e curiosidades disse...

Olá Thaís! Cheguei aqui pelo blog "Compartilhando ideias com uma mulher de trinta e poucos" e achei muito bacana o seu blog!
Concordo com tudo que escreveste, tenho encontrado muito gente sem noção por esse mundo...
Bjs pra vc!
http://vidanaeuropadiaadiaecuriosidades.blogspot.com/