sábado, 30 de julho de 2011

O poder da mente

Já fiz alguns posts aqui sobre isso, mas tinha deixado o assunto um pouco de lado.

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor." Johann Goethe
Creio que conhecemos Deus através do autoconhecimento. Já há alguns anos eu repito a ideia de que somos nós o templo de Deus, e não a Igreja. Foi engraçado hoje mesmo ler algo semelhante de alguém que admiro o intelecto. Mas isso não nasce de uma crença infundada, mas de um profundo estudo bíblico que se estendeu por alguns anos e por algumas experiências. Fato é que a conclusão é que somos a extensão de Deus. “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” ( 1Co 3:16 ) Aquela velha história de que Jesus é a cabeça e a Igreja seu corpo, na minha humilde opinião, é apenas uma distorção da verdade, não pensada, mas experimentada por mim, de que Deus é a energia propulsora e o templo dele (nós mesmos, e não Igreja) é o corpo que divide e emana esta energia.

"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável." Galileu Galilei
Somos nós os responsáveis por fazer esta roda girar, criadores e criaturas ao mesmo tempo. “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós;" João 17:21Deveríamos estudar a nossa própria mente a fundo,  nos encontrarmos com nossos próprios fantasmas internos, a fim de vencê-los, buscar o que há de melhor em nós mesmos e compartilharmos. Mas esta é uma tarefa difícil, pois exige sair do comodismo, da zona de conforto, e estudar-se, julgar-se, aprimorar-se.

"A mente humana é um grande teatro. Seu lugar não é na platéia, mas no palco, brilhando na sua inteligência, alegrando-se com suas vitórias, aprendendo com as suas derrotas e treinando para ser a cada dia, autor da sua história, líder se si mesmo!" Augusto Cury
Assim como podemos realizar feitos maravilhosos através de nosso pensamento, sendo responsáveis pela parte de paraíso que nos cabe, a mente humana é também uma arma perigosa quando usada em direção oposta: a maldade.



“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que diz respeito ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.” Albert Einstein
Mais uma parábola distorcida: a criação do inferno. O inferno também está dentro de nós, e alguns escolhem libertá-lo, seja através de atitudes más ou maus pensamentos. Assim também nasce a grande crença cristã de que alcançamos a redenção através do sofrimento. A lei de causa e efeito jamais falha: se nós emanamos uma energia boa, mesmo que estejamos recebendo em algum momento as atitudes más e pensamentos maus de alguém ao nosso redor, mais tarde somos compensados com o retorno daquilo que realmente emanamos. Por isso, após grandes períodos de sofrimento e consequente aprendizado, já que nos momentos difíceis nos voltamos mais para estas questões, sempre há grandes períodos de recompensa.

“Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes.” Marquês de Sade
Somos os grandes responsáveis pelo caos deste mundo, através de pensamentos e ações cada vez mais mesquinhos. Jogamos a responsabilidade em cima de um Deus inatingível e inabalável para não admitirmos a nossa parcela de culpa. Juntos, a humanidade e o Universo inteiro, é que formam a energia Deus, e é com a força mental e com o empenho de cada um de nós que podemos fazer as coisas acontecerem. É por isso que orações funcionam, ajudam, porque são mentes trabalhando juntas por um mesmo objetivo.

"O Verbo de Deus se torna sujeito em cada criatura humana." Padre Fábio de Melo
O verbo de Deus é criar. E aí, o que vamos criar? Amor ou mais caos?

É isso.

10 comentários:

Sandro Ataliba disse...

Eu queria simplesmente criar mais consciência nas pessoas. Bem simples.
Amo!

CARLA STOPA disse...

Amei a sua reflexão...Beijo.

Quintal de Om disse...

Muito interessante, Thais, sua abordagem. me fez vir à mente uma famosa relexão que diz que se vc acredita que pode ou se vc acredita que não pode, de qualquer forma, vc está certo.

Um beijo, querida.
Abraços, flores e estrelas...

Carla Fernanda disse...

A responsabilidade de viver liberdade de criar ou destruir, se assim alguns pregferirem, é grande Thaís. Este amor que nos foi ofertado e muitas vezes, ainda não sabemos usá-lo, e nem mesmo ousar compreendê-lo.
Belo post querida!
Beijos,
Carla

Anônimo disse...

Post maneiro...

Vou pensar que vou pegar a Elen Roche rsrsrsrsrsrsrs...
Beijos.

Almir Albuquerque disse...

Oi Thaís,

A mente humana é realmente de uma complexidade desconcertante. Somos capazes de tantas coisas boas, ao mesmo tempo que fazemos tantas maldades. Ainda por cima gostamos de delegar suas bondades e maldades a terceiros, seja deus, seja diabo, e pessoas acreditam firmemente nisso, mas eu penso que tudo isso é coisa da nossa cabeça mesmo, de nossa formação, de nosso caráter e de nossa maneira de ver o mundo.

Grande abraço e uma ótima semana

Flávia Shiroma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia Shiroma disse...

Oi Thaís!

Acredito que nenhuma destas questões seriam discutidas se todos temessem absolutamente a lei da ação e reação do universo.

Por incrível que pareça ainda existem pessoas que não são tementes a Deus e não acreditam da justiça infalível divina. Pagam pra ver.

Sei que é surreal, mas a maldade tem remédio e a fórmula é essa. Mas nem todo mundo quer tomar.

Bjs!

Thay Negrão disse...

Mais amor, sempre!!!!!!! Adorei a reflexão!!!

Boa semana para você...beijoo!!!

Raquel disse...

Nossa, que texto fantastico!!
Eu ja parei pra pensar sobre algumas dessas coisas. Sobre Deus, meu pai ja conversou comigo, me dizendo a mesma coisa. Mas eu não tinha conseguido sintetizar.
Eu confesso que tenho um pouco de medo de ir à fundo na minha mente. É preciso estar muito preparado pra lidar com as coisas que a gente descobre.
Mas acho que estou numa boa fase pra tentar conhecer essa nova pessoa que eu sou.
Muito inspirador seu texto!=)

Beijo!