terça-feira, 28 de setembro de 2010

Hipócritas!

Vou cortar a sequência dos meus posts para falar sobre uma coisa que está me incomodando!

1 - Todo mundo falando mal da candidatura do Tiririca. Por que? Por causa do slogan "pior que tá, não fica" ? Ai que gentinha elitista, que prega a democracia desde que tudo esteja em seu devido lugar, favorecendo a quem deve favorecer e cheio de discursos hipócritas sobre a seriedade e escolaridade que deve ter um candidato. Vamos lá, quem se lembra da credibilidade de Collor, PC Farias, Sarney, Brizola, Garotinho e tantos outros que fizeram estrago?! Quem está condenando a candidatura do Tiririca são as mesmas pessoas que acharam lindo o governo de 8 anos de Fernando Henrique Cardoso, que manteve a inflação estável com o custo enorme de "vender" (privatizar) o nosso país. Sabe todas estas taxas absurdas que vc reclama hoje? Você deve ao governo FHC. Agradeça! Ah sim, e a tempo... não vejo melhora nenhuma nos serviços prestados por Embraer, Telebrás, Light e outras. E também foi o governo onde ocorreu a maior crise financeira da história do Brasil, em 1999, que levou ao aumento absurdo dos juros e desvalorização do real que antes havia sido mantido vendendo o país. Não tendo mais o capital nacional girando no território nacional, obviamente nos levou a um aumento significativo da dívida externa. E tivemos grandes escândalos de denúncias, assim como aconteceria no governo Lula, a seguir.

2 - Então no lugar do culto e letrado FHC (o que não fez dele inteligente), entrou Lula. Considerado semi-analfabeto, se elegeu tendo somente o ensino fundamental completo. Teve a inteligência de escolher nomes como Ciro Gomes e Guido Mantega como ministros, entre outros nomes competentes. Esteve sempre bem assessorado, mas apesar disso teve em seu governo, grandes escândalos, como o Mensalão, que é um dos aspectos negativos do seu governo. Mas assim como manteve este incoveniente do Governo anterior, soube aproveitar a parte boa, como a estabilidade econômica. Com programas populistas totalmente equivocados, ao meu ver, como "Fome zero" e "Bolsa Família", dando esmolas ao invés de promover emprego e salário dignos, ainda assim, fez um governo acima da média de qualquer governo anterior, ACABANDO COM A DÍVIDA EXTERNA, ajudando a África e o Haiti, deixando o Brasil em evidência no cenário internacional como um país forte e quase desenvolvido. Em 2009, Obama chegou a declarar: "Lula é o cara!" Com carisma sem igual, que eu mesma presenciei na empresa em que eu trabalhava, o discurso de Lula conquistando alemães, franceses e australianos, pessoas com mestrado e MBA. O fato é que entramos no cenário internacional como candidatos a potência. Lula também, milagrosamente, manteve o país em crescimento mesmo diante da crise mundial que se iniciou no final de 2008, que teve reflexos desastrosos no mundo inteiro, especialmente EUA e Europa, em 2009.

3 - Analisando o governo do cara que estudou nas melhores escolas e do semi-analfabeto, quem se saiu melhor? A verdade é que inteligência e escolaridade não são sinônimos. Eu mesma já tive a prova disto tantas vezes na minha vida pessoal e na profissional. Queridos, não seria diferente na política. Nós temos que aprender a escolher os nossos candidatos com base no que eles propõem e não no histórico escolar deles. E, em tempo, podemos aprender a ler e interpretar. Eu vou contar uma coisa assustadora: nem tudo que é veiculado na imprensa é verdade. Muita coisa é simplesmente para manipular a opinião pública. ui! Surpreso?! E mais uma vez é o que está acontecendo no caso do Tiririca. O cara tem ensino fundamental incompleto, mas sabe ler e escrever (td bem, isso é lei). Sabe responder o que seria atribuição dele no cargo e tem dúvidas em algumas. Mas pelo menos ele não está fingindo ser uma coisa que ele não é. Está fazendo graça com a campanha, porque ele é sim um cara engraçado. Está sendo autêntico. E como se cogita que ele vai receber 1 milhão de votos... pronto, já tem gente querendo puxar o tapete! Assim como fizeram com Lula por 12 anos, até que ele aparecesse de terno e falando difícil (decorado) na televisão para conseguir ser eleito.

4 - Se eu fosse de SP, eu não votaria nele, por não me interessar pela proposta dele de investir no Circo. Mas só por isso. Então, por favor, você que está lendo, não seja mais um ignorante que confunde escolaridade com inteligência. Porque se ele não tem sequer o ensino fundamental e chegou tão longe na vida, provavelmente ele foi muito mais inteligente, persuasivo e soube aproveitar muito mais as oportunidades (poucas) que teve na vida, do que eu ou você. Pense nisso. E chega de preconceito barato! Porque eu cansei de trabalhar com "doutores" que não entendiam nada do que estavam fazendo no trabalho.

P.S: Não sou esquerdista, não vou votar na Dilma e não acho o Lula um mártir. São opiniões sinceras e imparciais!

2 comentários:

Unknown disse...

Tatá... Política... Assunto delicadíssimo, mas vamos lá... Sempre que penso na sociedade brasileira penso no Sérgio Buarque e seu "O homem cordial" que resumidamente fala justamente dessa fama do brasileiro de cordial, receptivo, carinhoso e o que se esconde por trás disso... Tudo isso para falar q eu entendo sua revolta... O Tiririca (o personagem, não a pessoa) é a personificação do desleixo, do "provincialismo" da política brasileira... Nesse sentido a candidatura dele deveria servir como um alerta, como um "a que ponto chegamos!"... Mas é mais fácil atacar o efeito do que entender e solucionar a causa. A causa está láááááá na colonização, impregnada na nossa história, então, nos resta chamar o Tiririca de analfabeto e fechar os olhos para toda hipocrisia que se faz necessária para manter uma mentira... Triste.

Mi disse...

E Ta, coisa dificil nesse país onde politico quase nenhum tem jeito e quer julgar o outro, vale usar do nosso senso critico e analisarmos com calma pra não jogarmos o nosso de democracia fora!